Medo de falar em público

Oi pessoal,

cat_scared

Participei neste fim-de-semana de um treinamento chamado técnicas de apresentação e oratória (TAO) do Inexh (Instituto Nacional de Excelência Humana).

Um pequeno resumo da minha saga pra vencer o medo de falar em público:inexh

Sou bem tagarela, converso até com o poste se não tiver ninguém por perto. Então todos assumem que não tenho problema ao falar em público e eu sempre me via em situações em que tinha de brigar com todo mundo recusando, empurrando a tarefa pra outras pessoas. Nem brincando a coisa melhorava – no aniversário de um ano da filha de uma amiga eu nem consegui participar de uma atividade com os adultos presentes, de peruca e acessórios ridículos. Empaquei, fiz cara feia e não teve jeito de me arrastarem para o palco junto com os outros.

Cada vez que eu precisava recusar qualquer um desses convites, eu sofria muito. Sofria ao pensar na possibilidade de me expor e sofria ao ter que dizer não para algo que certamente seria bom pra mim – seja na minha carreira, seja pra diversão mesmo.

No início do ano participei do DL (desenvolvimento e liderança) do Inexh. Conheci o DL através do meu namorado. Esperei o meu momento certo e fui. Não acredito ser possível descrever o que esse treinamento me proporcionou – portanto direi apenas que aprendi que eu posso alcançar meus objetivos. EU POSSO.

Minha terapeuta Laura Monteiro então me recomendou fazer um curso de teatro. Encontrei um curso perfeito no Teatro Escola Macunaíma.  Chama-se pró-ser, um curso destinado a pessoas que querem se beneficiar das técnicas do teatro mas não pensam em seguir carreira como atores.

A terapia vem me proporcionando um crescimento pessoal significativo – consigo ver meus problemas e atacá-los um por um. Então um dia me vi pronta pra encarar o DL de peito aberto, mergulhei de cabeça nas atividades. Passei a me conhecer melhor e dei um passo adiante na minha evolução pessoal.

O teatro me ajudou a liberar a criança interna, tadinha, ela não brincava desde os meus 5 anos acho. Jamais teria conseguido fazer esse curso sem a terapia e o DL. Fiquei surpresa ao me ver muito tranquila nas aulas, brincando e aprendendo.

taoEntão decidi finalmente deixar pra tras essa Lucimara que não consegue falar em público. Havia chegado o momento de encarar o tal do TAO. A experiência é inesquecível – fiquei imaginando a gente enfrentando um dragão. Ficamos rodeando o bicho feio e ameaçador, nos armamos (aprendemos técnicas e ferramentas pra ajudar), traçamos estratégias e avançamos! E passamos a ser companheiros de uma batalha épica em que saímos vencedores.

Foi INCRÍVEL !!

Acredito que o crescimento é proporcional ao tamanho da barreira a ser transposta. Pra mim era a muralha da china. Okay que ela já estava capenga depois do DL e do pró-ser mas ainda faltava derrubá-la. Estou muito feliz!

cat_lion.j´g

Agradeço a Ingrid Gielow que foi nossa lider nessa grande batalha e ao Inexh por disponibilizar um curso que parece ter sido feito especialmente para mim. Vocês fazem a diferença!

E agradeço principalmente a Deus por ter a oportunidade de fazer todos esses cursos e a terapia. Eu não conseguiria sozinha!

Grande abraço e até a próxima.

5 comentários sobre “Medo de falar em público

  1. Falar com poste é mais fácil – risos – me sinto na mesma situação.
    Falar em público é sempre mais complicado. As pessoas estão lá te olhando, alguns te ignorando outros fazendo até piadinhas, mas o jeito é focar no objetivo e não deixar eles te devorarem.
    Beijo minha amiga.
    Virei aqui mais vezes.

    • Isso aí Chamun !! força no objetivo! Aprendi num desses cursos do Inexh uma frase que adoro: conquiste um objetivo e se faça feliz. Sucesso e felicidade pra você !!

  2. Pingback: Também não é esse bicho de sete cabeças… | Luci Blogando

Deixe um comentário

