cafezinho e bolo de chocolate

Oi amigos,

Coffee cup with burlap sack of roasted beans

Estou trabalhando de casa hoje  (que felicidade) e me deu vontade de tomar um café da tarde especial. Decidi fazer um bolo de chocolate, receita da mãe da minha amiga Karina – é tiro e queda!

Essa foi uma das primeiras receitas que aprendi a fazer com sucesso. Decidi aprender a cozinhar muito tarde o que acabou sendo ótimo porque todas as minhas amigas já eram cozinheiras com prática e com ótimas dicas pra me dar.

Eu queria fazer um bolo de chocolate fofinho, simples, suave que fosse um bom acompanhamento para o cafezinho da tarde.  Procurei na internet e achei algumas receitas de bolo de chocolate, mas eram pesadas, pra sobremesa. Fiz uma que lembrava o devil’s food cake do America. Não era isso que eu queria!

Aí minha amiga Karina me passou uma receita que a mãe dela faz há anos e sempre com sucesso. Testei e voilá! Tiro e queda! Se for pra fazer cupcake esta receita pode ficar meio seca segundo minha amiga Selma que testou a receita. Segundo ela, pra fazer em formato cupcake melhor colocar uma mini-assadeira ou travessa com água junto do forno na hora de assar. Assim os cupcakes não ressecam, não ficam com aquela casquinha crocante que eu adoro no bolo mas que no cupcake pode não ser muito desejável.  Dica que ela pegou com a Ana Salinas, especialista em cupcakes e bolos ( “googlem” ela pra saber mais).

Eu costumo fazer meia-receita, uso dois ovos e um pouco mais da metade dos ingredientes numa assadeira. E sempre coloco menos açúcar do que o indicado.

Pronto, meu café da tarde especial está pronto! Vou lá me deliciar ! Adoro bolo quentinho!

Misturar na mão mesmo (não precisa de batedeira):

– 2 xicaras de farinha de trigo

– 1 xicara de achocolatado

– 2 xicaras de açucar

– 1 colher de sopa de fermento royal (pode ser colocado por último na mistura)

Acrescentar:

– 3 ovos

– 1 xicara de oleo

Por último:

– 1 xicara de água quente

Colocar a mistura numa forma untada com margarina e farinha e assar por aproximadamente 40 minutos dependendo do forno.

bolo de chocolate simples

Enjoy!!

Abraços e até a próxima!

Anúncios

4 comentários sobre “cafezinho e bolo de chocolate

    • Oi Sonia, muito obrigada! Adoro as receitas da mãe da Karina, aliás a propria é uma ótima mestre cuca e me ajuda muito nos meus percalços de cozinheira iniciante. Obrigada mesmo pelo comentário! O seu blog é muito legal, já vou testar uma receita amanhã mesmo. Abração!

  1. Post de dar agua na boca! E deve ficar bom para tomar com aquele cafe longo lançamento da nespresso , Bukeela, nao é Lu? Abraco!

  2. Lu, hoje seu blog me ajudou. Estava querendo fazer o bolo mas sem a receita e imagina… lembrei do seu post! Eu, mestre cuca? Que nada amiga! É só treino! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s