Hora de morder a língua!

Oi pessoal,

angryNão sei se é impressão minha mas vocês não acham que o povo está com a língua mais solta atualmente? Talvez por causa das redes sociais, talvez pelo stress que vivemos. É muito freqüente vermos barracos protagonizados por celebridades no twitter. A galera fica felicíssima por poder ter uma linha direta com seus ídolos só que daí pra passar a falar o que quiser é um pulinho. E as celebridades não gostam de levar insultos (muitos pesados e injustos) e respondem sem pensar o suficiente. Aí pronto: barraco virtual.

Vou confessar que é divertido acompanhar os barracos e dramas do Twitter. Acompanhei agoniada um aviso online de tentativa de suicídio que era tudo mentirinha e acabou com a reputação da blogueira que postou essas mensagens. Tem tragédias de verdade que não são nada divertidas mas não acompanhei nenhuma dessas. Aliás, todos os dias aparece alguém que acabou com a própria reputação por causa de uma bobagem postada em alguma rede social ou blog – Vejam vocês o risco que estou correndo aqui !

Me parece que no mundo virtual as pessoas se sentem mais a vontade pra meter a boca e falar qualquer absurdo que não teriam coragem de dizer na cara de ninguém. Principalmente quando se trata de uma celebridade – afinal de contas você não vai encontrar essa pessoa tão cedo certo?

Só que o hábito de criticar é antigo e faz parte do comportamento humano. E de tanto praticar virtualmente as pessoas passam a achar aceitável criticar todo mundo. E tome a hashtag #PRONTOFALEI.

E é tão natural sair criticando os outros ou reclamando de tudo que quando percebo já foi. Posso encontrar exemplos aqui mesmo neste blog, nos meus posts anteriores. E até neste!!! Estou tentando controlar mas o controle requer prática. Eu chego lá!

Dale Carnegie menciona em seu livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” o seguinte:

“A crítica é fútil, porque coloca um homem na defensiva, e, comumente, faz com que ele se esforce para justificar-se. A crítica é perigosa, porque fere o precioso orgulho do indivíduo, alcança o seu senso de importância e gera o ressentimento.”

Ele também cita Hans Selye (notável psicólogo) “com a mesma intensidade da sede que nós temos de aprovação, tememos a condenação”.

Outras frases ótimas desse livro:

“O ressentimento que as críticas geram podem desmoralizar os empregados, os membros de uma família e os amigos, e ainda assim não melhorar a situação que tem-se condenado.”

“Qualquer idiota pode criticar, condenar e queixar-se – e a maioria dos idiotas faz isso. Mas é preciso ter caráter e autocontrole para ser complacente e saber perdoar.”

Adoro esse livro, leio e releio sempre pra que as idéias estejam sempre fresquinhas. Logo elas se incorporarão ao meu repertório e minha comunicação melhorará muito!

Assim espero! Acho que viver sem criticar nada nem coisa nenhuma é utopia mas reduzir a quantidade já ajuda muito!

O que vocês acham? Críticas são benéficas? Viver sem criticar é utopia? É possível dar feedback de maneira construtiva sempre?

Grande abraço e até a próxima!

2 comentários sobre “Hora de morder a língua!

  1. Este negócio de barraco é uma coisa engraçada.
    Mais engraçada ainda é o que escrevem sobre.
    Eu diria que o povo esta com os dedos mais soltos – rsss – teclam e compartilham sem saber se é verdade ou não. Eu mesmo já cai nesta, confiando em amigo. Não caio mais.

    Criticar é fácil, receber a crítica que é o problema.
    As críticas são benéficas desde que com fundamentos.

    Bom, é isto tenho que parar por aqui para meu comentário não concorrer com teu post kkkkkk pois aqui tu és a estrela do show.

    Mega beijo.

    • ahahah comentários super bem vindos Chamun, especialmente os seus que enriquecem este blog!!
      Eu concordo com vc, receber critica é que são elas…

Deixe um comentário

