Shabu-Shabu [publicação antiga]

Oi amigos!

Esta publicação foi copiada do meu blog antigo, que já saiu do ar! Então cá está novamente, shabu-shabu é uma ÓTIMA pedida para o friozinho que está fazendo em Sampa!
shabu_shabuOuvi outro dia o Istvan Wessel falando na Bandnews FM sobre um fondue chinês que ele corretamente chamou de Shabu-Shabu, prato MUITO comum no Japão. Existem até restaurantes especializados nesse prato por lá. Mas por aqui o prato não é conhecido, nem entre os descendentes. Eu mesma conheci através de um ex… o relacionamento se foi mas o shabu shabu ficou! Olha aí eu me esquecendo dos pratos que já estavam no hall da fama imaginário da culinária!

O Shabu Shabu é ideal para dias mais frios. Precisamos de um fogareiro que pode ser o de fondue mesmo ou então um desses de uma boca só que usa gás butano. Eu prefiro o fogareiro pois a chama é mais forte, é possível controlar a intensidade e uma lata do gás dura bastante.

Já vi esse fogareiro nas lojas camicado mas é mais barato na liberdade.

 

Coloque uma panela grande e funda no fogareiro. Eu uso uma assadeira com teflon dessas mais fundas. Encha com água e tempere como quiser, pode-se colocar um ou dois tabletes de caldo de carne (dependendo da quantidade de água e do gosto de cada um).

A idéia é colocarmos comida crua dentro dessa água e deixar que cozinhem nela. Conforme os alimentos vão sendo cozidos a água vai ficando mais e mais temperada. Por isso não estranhe se a refeição que começou como almoço durar até a janta. E é muito legal todo mundo ir se servindo e preparando uma comida que nunca esfria…

fogareiro_gas_butanoPodemos colocar na água fervente do shabu shabu:

– carne cortada bem fininha – na liberdade é possível comprar carne congelada para Sukiyaki, perfeita para shabu shabu também. Senão compre carne (pode ser filé mignon, contra-filé, alcatra, coxão mole, etc) e corte fininho. Quanto mais fininho mais fácil de cozinhar na água.

– frango cortado bem fininho. Lembrando que o frango precisa ficar mais tempo na água para cozinhar.

– salsicha cortada em pedacinhos

– ovo de codorna já cozido (colocamos na água só para esquentar)

– legumes diversos (acelga, repolho, cenoura, brócolis, couve-flor, agrião, etc)

– shimeji, shitake (prefiro cozinhar antes e deixar só pra aquecer na água)

– outros: use a criatividade!

Quando o alimento estiver cozido, tire da água e mergulhe num molhinho. Existem os tradicionais mas fique a vontade pra escolher um molho que mais lhe agradar !

Cada pessoa recebe uma cumbuquinha com arroz japonês e outras menores para os molhos. Assim ela pode se esbaldar com os molhos que quiser – direito a “refills” ilimitados! Pra facilitar pode-se colocar um pratinho também assim não sujamos o arroz com os molhos.

Molho que eu inventei – de curry: 

– um tablete de golden curry que já vem temperadinho, muito prático – escolha o nível que você preferir, tem do mais suave (1- mild) até o pretão (5 – hot).  Ah eu vou logo no hot, adoooro. Mas pra quem não está acostumado é meio forte… Se for do tablete pequeno use inteiro, se for do grande use só metade.

goldencurry

– 1/2 lata de creme de leite

– uma gema de ovo

– cebolinha (só a parte branca)

– manteiga

Derreta o tablete de golden curry em água fervendo. Reserve.

Numa panela, refogue a cebolinha na manteiga. Acrescente o curry derretido, a gema do ovo e o creme de leite. Mexa até virar um caldo homogêneo. Não deixe ferver.

Vejam os Molhos oficiais e maneira acho que mais oficial de preparar o shabu shabu, nós testamos um dia e foi uma festa.

O meu molho favorito desses aí é o de Missô.

Em tempo: Shabu shabu é uma onomatopéia que representa o barulhinho dos alimentos sendo cozidos na água quente.

Aproveitem!

itadakimasu !

Beijão!

Anúncios

4 comentários sobre “Shabu-Shabu [publicação antiga]

  1. Vais fazer quando eu for a Sampa? rsss
    Se tem carne, eu estou dentro.
    No outros: use a criatividade! – Deixa de fora azeitonas e ervilhas, ok?

    Bjs

    • claro que sim, faço a maior questão Chamun !!! você e a Fabi estão super convidados !! é sério, não deixe de me avisar se vcs virem pra cá hein ???? abração!!

  2. Pingback: Molhos de shabu-shabu | Luci Blogando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s