Abra o olho!

Oi amigos!

Quando eu era criança não entendia muito bem porque as outras crianças me apontavam o dedo e me chamavam de japonesa, japoronga, japoneusa, sei lá mais o que… Ficava até brava com a minha mãe pois achava que ela que havia contado pras pessoas – afinal como elas poderiam saber que eu era japonesa?

Mais pra frente as crianças começaram a me mandar abrir o olho. Como assim, abrir o olho?? Mas meus olhos estavam abertos !! Também diziam que meus olhos eram rasgados. Não, não, estavam muito bem de saúde obrigada! Parece bobagem, mas demorei a entender que meus olhos eram diferentes dos das outras crianças e eram eles que me entregavam pra molecada – não tinha como negar a minha ascendência oriental – estava bem na minha cara.

tao1 Provavelmente não demorou tanto tempo assim mas aos 5 anos a vida parecia demorar uma eternidade pra passar!

Claro que isto foi meu contato inicial com as diferenças – hoje curto muito ser brasileira/japonesa e adoro meus olhos! Fico muito feliz que a beleza oriental está cada vez mais em voga com as musas Lucy Liu, Devon Aoki, Sabrina Sato, Daniele Suzuki entre outras. Gosto muito da Tao Okamoto, modelo fashion famosa internacionalmente. [atualização – essa Tao Okamoto é a Mariko do filme do Wolverine].

Lembrei de tudo isto ao ver o post de 13 de outubro da minha ídola Julia Petit:

Eu PIREI neste post sobre maquiagem para olhos orientais! Realmente, nossa maquiagem tem de ser um pouco diferente por causa da tal dobrinha. Eu até que tenho uma dobrinha mas na verdade, a sombra não aparece nas fotos pois minha pálpebra móvel é bem pequena.

A maioria dos orientais sabe do que estou falando, mas pra quem nao sabe aqui vai uma explicaçao:

Normalmente os orientais nao tem a tal da dobrinha, o que faz com que a pálpebra móvel simplesmente desapareça. Não tem lugar pra passar sombra!! Já vi senhoras que usavam delineador pra desenhar um risco que faria as vezes de dobrinha – abaixo da linha passavam sombra. O resultado ficava bem estranho, mas acreditem, isto era mais comum do que se imagina.

dobrinhas

A questao da dobrinha é tão séria pros orientais que existe até uma operação bastante popular no Japão pra fazer uma dobrinha!A moça da foto ao lado fez a operaçao – vejam como ficou.

Mas com dobrinha ou sem, os olhos orientais tem pouco espaço pra sombra – daí a dificuldade de fazer looks mais bacanas pra noite.

Vejam o vídeo no site da Julia Petit, a maquiadora Aline Naomi Miyazato mostra truques de maquiagem pra nós orientais arrasarmos num evento à noite.

AMEI as dicas e já estou aqui em casa na frente do espelho brincando de boneca comigo mesma! A Aline ensina EXATAMENTE o que eu queria saber – como fazer a maquiagem realmente aparecer sem ficar exagerada. As dicas servem pra olhos orientais com ou sem dobrinhas tá ?

[Atualização – a Alice Salazar fez uma maquiagem ainda mais legal. Vejam o antes e depois, é de babar!!]

É isso aí meninas! Mãos à obra!

Grande abraço!

Obs: este post foi originalmente publicado no meu antigo blog em 10/2010.

2 comentários sobre “Abra o olho!

Deixe um comentário

