Docinho de tâmara

Oi pessoal!

Eu parei de consumir açúcar refinado no final do ano passado – e até que está indo tudo bem. Mas de vez em quando bate uma vontade DANADA de comer um docinho! Numa dessas crises fui ao Carrefour tentar achar algo que me acalmasse e encontrei um doce de tâmara lá na sessão de frutas. É um produto importado da Turquia, chama-se Kurme Fruit Ball, custa 3 reais a unidade. Parecia um brigadeiro, mas a lista de ingredientes mencionava apenas tâmaras, cacau em pó e chia. Estava uma DELÍCIA!

Decidi tentar reproduzir a receita – comprei tâmaras secas, cacau em pó (sem açúcar e orgânico, da marca Mãe Terra) e chia. Cortei as tâmaras em pedacinhos (usei uns 120 gramas), deixei de molho por 30 minutos, bati no mixer  e depois coloquei tudo na panela. Fui colocando mais água até obter uma consistência cremosa. Fui adicionando cacau em pó aos poucos, até chegar num ponto mais firme pra poder fazer bolinhas. Usei a chia depois pra enrolar o doce, mas se não gostar, pode-se usar cacau em pó também. Rendeu umas 10 bolinhas de tamanho médio (maior que um brigadeiro de festa, menor que um brigadeiro daqueles gigantes de padaria).

bolinha-de-tamara

Ficou bem parecido com a kurme fruit ball – o cheiro é de chocolate e o gosto é bem docinho por causa da tâmara. Acho que deve ficar bom também colocar nibs de chocolate pra ficar crocante. A receita fez tanto sucesso que tive de comprar mais tâmaras para fazer mais uma leva. E não sobrou uma bolinha só pra contar história.

Fácil, rápido, nutritivo e bem gostoso! E sigo firme na vida sem açúcar refinado.

Abraços!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s